fbpx

Eletricista: como se destacar no mercado

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Não há como pensarmos na sociedade atual sem pensar na eletricidade, por isso, esse é um campo no mercado de trabalho que está sempre em movimento.

Não há como pensarmos na sociedade atual sem pensar na eletricidade, por isso, esse é um campo no mercado de trabalho que está sempre em movimento. A profissão de eletricista, seja eletricista residencial ou eletricista industrial, é uma das atividades autônomas em crescimento no Brasil, em função da constante ampliação da construção civil e das manutenções necessárias.  Por isso, se você é um profissional da área deve ficar atento em como se destacar. 

Como profissional você elabora projetos elétricos, executa instalações, realiza vistorias, manutenção preventiva ou corretiva, tanto em projetos de pequeno, médio ou grande porte. Um dos grandes desafios para um autônomo é a elaboração de propostas comerciais, por isso é sempre positivo atender os clientes de forma atenciosa. Outro ponto importante é a didática, pois você, como eletricista, terá que explicar para seu cliente leigo os porquês dos projetos. Além disso, é sempre importante se atualizar no mercado, você precisa acompanhar as atualizações e se renovar, por exemplo com cursos profissionalizantes. 

Os eletricistas, muitas vezes, são responsáveis pela realização de manutenção. Há manutenção preventiva, com a finalidade de inspecionar e fazer ações para manter os aparelhos e instalações em funcionamento seguro, eliminando possibilidades e situações que possam causar defeitos e acidentes elétricos. Todas as residências, edifícios e empresas, deveriam passar por manutenção elétrica frequentemente. Outra forma de manutenção é a preditiva, que é uma planejamento e acompanhamento dos dispositivos e equipamentos, segundo a sua vida útil, como ar condicionado e geladeiras, isso garante uma melhor vida útil desses aparelhos. 

A manutenção corretiva é a mais comum para o dia a dia de seu cliente, se resume a consertar um equipamento, uma instalação ou dispositivo após ele dar defeito. Esse tipo de manutenção é a que costuma ser menos vantajosa para seu cliente, por isso, cabe a você ensinar sobre os outros tipos de manutenção, aqui vemos mais uma vez a importância da explicação. 

Como eletricista autônomo, também pode garantir alguns diferenciais, como por exemplo, a prestação de serviço fora do horário comercial. Devido a vida atribulada nas cidades, muitas vezes as pessoas não podem ser atendidas no horário comercial, por estarem longe de casa, por isso é um diferencial positivo o atendimento em horários um pouco mais tarde. Muitas vezes há procura de eletricistas 24 horas. Sendo você um Eletricista Autônomo Iniciante ou Experiente, é sempre bom pensar nessas dicas para aumentar seu mercado de trabalho, principalmente nos tempos atuais, onde é mais difícil encontrar uma oportunidade. 

A área da eletricidade é uma das que oferece os menores custos iniciais para se começar a trabalhar como autônomo, e também está sempre em crescimento nas cidades. Por isso, lembre-se: curso e atualizações, flexibilidade de horário, uma boa proposta comercial, bom atendimento e didática são diferenciais para um profissional conquistar seus clientes

Administrativo

Administrativo

Deixe seu comentário